top of page

ANO DO PAI

27/05/2022 À 26/05/2023

Ano do Pai: Texto

COMUNIDADE FRATERNA NO AMOR

IDENTIFICADOS COM O AMOR FRATERNO ACOLHEDOR

Triênio em preparação para o Jubileu de Prata (2022 - 2025)

Ano do Pai: Imagem

Oração do ANO DO PAI

 

Ó Pai, fonte inesgotável de Amor. Sabemos que sois  Vós, que nos mostra, com sua mão generosa e acolhedora, o caminho que devemos seguir.

Pai, queremos agradecer pelo dom e pela graça deste Carisma, o qual concedeste a este solo cuiabano, matogrossense, e que tanto bem tem realizado.

Pai, somos seus filhos amados, que identificados com o Amor Fraterno Acolhedor do seu Filho Jesus, nosso Salvador, e na força do Espírito Santo que tudo faz, queremos ser sinal de tua presença para todos os irmãos, sobretudo para aqueles que mais precisam.

Dai-nos a coragem de Viver como Comunidade de irmãos, reflexo que sois de Comunhão e Amor sem fim. Por intercessão de nossa boa e querida mãe, Maria Santíssima, de São José, São Francisco, Santa Clara, Santa Josefina Bakhita e Santa Teresa de Calcutá.

Assim seja, amém!

  

Oração escrita pelo fundador da Comunidade Fraterna no Amor Henrique Gonçalves de Queiroz por ocasião do Ano do PAI.

O Ano do Pai, o primeiro ano, do triênio em preparação ao Jubileu de Prata da CFA, será um momento importante de vivência espiritual e regaste de nossa identidade de filhos amados de Deus, inseridos no seu plano de amor, que envolve toda sua obra criada. Pretendemos ao longo deste ano, aprofundar no mistério do PAI e da CRIAÇÃO.

A Luz da Palavra, da doutrina e do magistério, seguimos nosso percurso, percebendo os sinais da presença, do amor e do cuidado de Deus Pai, com seus filhos. Ele, em sua sabedoria, traçou um caminho e o demarcou, devemos estar atentos para distinguir, com o auxílio de sua graça, este nosso percurso, buscando na atitude filial, abandonarmos nos braços de sua divina providência e misericórdia.

A nossa profissão de fé começa por Deus, porque Deus é «o Primeiro e o Último» (Is 44, 6), o Princípio e o Fim de tudo. O Credo começa por Deus Pai, porque o Pai é a Primeira Pessoa divina da Santíssima Trindade; o nosso Símbolo começa pela criação do céu e da terra, porque a criação é o princípio e o fundamento de todas as obras de Deus. (CIC, 198)

Também nós, CFA, iniciamos este triênio em preparação para a celebração do Jubileu de Prata de nosso carisma, adentrando na mística do Pai, contemplando seu amor terno e sua ação criadora.

Em Comunhão com a Igreja, que nos propõe nas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora, viver os pilares da  Palavra – (Iniciação à Vida Cristã e Animação Bíblica), do Pão (Liturgia e espiritualidade) da Caridade (Serviço à vida plena) e da Ação Missionária (estado permanente de missão), nos propomos a viver um intenso percurso de comprometimento com o que nos pede a Igreja.


Objetivo Geral

  • Chamar a todos para uma reflexão do Carisma CFA, desde sua criação sob o cuidado e o olhar amoroso do PAI.


Objetivos Específicos

  • Preparar a Comunidade para a celebração do Jubileu de Prata.

  • Vivenciar um Itinerário intenso de meditação e estudo da Palavra de Deus.

  • Intensificar a intimidade com Deus PAI, pela oração.

  • Entronizar a Mística do Pai, nos, projetos, missões e trabalhos desenvolvidos pela Comunidade Fraterna.

  • Aprofundar o Conhecimento de Deus Pai, por meio de grupos de estudos e rodas de conversas, utilizando por base os Documentos da Igreja.

PROPOSTAS DE AÇÕES

Ao Longo do ano, queremos aprofundar no mistério do PAI, contemplando sua ação criadora e mergulhando no seu Amor Misericordioso, que nos envolve, ampara e nos conduz pelas vias da providencia. Por isso, propomos um itinerário espiritual, que perpassa todas as atividades, encontros e momentos de vivência fraterna. Todavia de modo especial, alguns momentos e celebrações serão sinais preciosos da vivência deste ano, entre eles:


  • Entronização do SINAL do PAI, em cada Casa de Missão da CFA, na ocasião da celebração de aniversário da Missão.

  • Estudo Bíblico: Sob o olhar do PAI na perspectiva da Criação.

  • Grupo de Estudos e Rodas de Conversa: sobre a Pessoa do Pai e sua ação criadora.

  • Peregrinação: Ao Santuário do Divino Pai Eterno, em Trindade - GO.

  • Retiros e Encontros de espiritualidade para Jovens: O Pai, protagonista da liberdade!

  • Ação Missionária: sinais da Misericórdia do PAI.

  • Dias de Oração: Manhãs, Tardes e Noites de Louvor ao PAI

  • Estudo da Mística do Pai: na história, na vida e nos escritos de nossos baluartes.

  • Divulgação e Propagação: trazendo visibilidade, a vivência deste ano por meio, do relançamento do site, das redes sociais, da confecção de camisetas, livretos, chaveiros e demais matérias de publicidade.


O SELO DO ANO DO PAI

O DESENHO símbolo do Ano do Pai a ser vivido e celebrado pela Comunidade Fraterna no Amor de 27 de maio de 2022 a 26 de maio de 2023, como o primeiro ano do triênio em preparação para o jubileu de Prata (em 2025), parte da escuta do Conselho da Comunidade Fraterna no Amor, o qual discerniu como Rhema: “Por que sois meus amigos, lhes permito serem provados no meu Amor, e lhes mostrarei o meu caminho demarcado para vós”.


A arte representada como um círculo, refere-se ao significado que está fórmula geométrica apresenta em toda a arte sacra; a saber: o círculo é o primeiro símbolo perfeito gerado pelo centro, e que manifesta, a perfeição, a harmonia e a unidade. É o sinal da união, comunhão e comunidade, vivida primeiramente no seio trinitário.

A representação do Pai, retoma a imagem mais antiga apresentada pela tradição sacro artística, a Mão de Deus, “manus dei”. A qual é o sinônimo do poder divino e criador, a mão radiante que emerge de uma nuvem, é a mão direita “dextra” do Pai.  A mão mais forte e proeminente.

Desta mão, destaca o dedo apontado, para o Caminho, aberto, demarcado e indicado pelo próprio Deus, como o caminho de seus mandamentos escritos pelo seu dedo nas tábuas de pedra e entregue a Moisés no alto do Monte (Êxodo 31, 18). Este caminho aberto, em meio ao Deserto, lugar de provação, purificação e ao mesmo tempo de uma intimidade maior com Deus. É no Deserto e na provação que Deus revela sua glória, aqueles que sendo provados, permanecem fiéis a Ele.

O povo peregrino, compostos por diferentes perfis, que retratam: homens mulheres, crianças, jovens, adultos, idosos, famílias; nos recorda de uma de nossas palavras fundantes, na qual o Senhor faz um convite aberto: “Vinde a mim, todos...” (Mateus 11,28). Todos podem percorrer este caminho demarcado, e serem guiados pelo próprio Senhor, que com o seu Amor, os sustenta em todos os momentos.

O inscrito: ABBA - FIAT, marca o tema central da vivência deste ano, o ABBA pronunciado pelos lábios de Jesus, que nos revela o PAI, foi ensinado por Ele a nós, somos em Cristo filhos deste Pai, Abba Pai! O FIAT recorda a criação, ação atribuída como própria do Pai, assim como testemunhamos em nossa profissão de fé: “Creio em Deus Pai todo poderoso, criador...”

Também nesta Imagem apresenta o tempo cronológico ao qual se insere esta celebração: Maio/22 à Maio/23. E por fim, a palavra tema/Rhema, que circunda a arte e a compõem, a qual nos recorda de nossa amizade filial com Deus, de que somos provados em seu amor, mas cuidados por Ele, e por isso, somos contemplados com o caminho que Ele preparou e demarcou para nós.

Que a contemplação desta arte, nos ajude a viver melhor e entrar verdadeiramente na Mística do Pai, neste tempo favorável que nos é proposto!

Ano do Pai: Texto

(65) 98422-6206 (WhatsApp)

Rua Um, Quadra 03, Casa 27, Bairro São José, Coxipó - Cuiabá-MT

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube

Desde o ano de 2000 levando o Amor Fraterno de Jesus Cristo

bottom of page