Ano do Filho
27/05/2023 À 26/05/2024
COMUNIDADE FRATERNA NO AMOR
IDENTIFICADOS COM O AMOR FRATERNO ACOLHEDOR
Triênio em preparação para o Jubileu de Prata (2022 – 2025)
Oração do ANO DO FILHO
Senhor Jesus, Filho Amado do Pai, nosso Pastor e Mestre, nós que neste tempo, caminhamos em preparação para o ano jubilar, vos pedimos, tomai-nos sobre os Vossos ombros e curai-nos de todo cansaço, feridas e machucaduras, para continuarmos vivendo nossa missão, acolhendo os que de nós se aproximam.
Senhor Jesus, fonte de água viva, que sacia a nossa sede, tende piedade de nós, lava-nos e purifica-nos de todos os pecados, pessoais e comunitários, cometidos por nossas fragilidades e superficialidade. Queremos Vos conhecer cada vez mais, leva-nos as águas profundas.
Senhor Jesus, queremos ser instrumentos em Tuas mãos, exalando o Teu perfume, Seu cheiro de amor, por onde for. Identificados com Vosso amor fraterno acolhedor, reflexo que sois na Comunidade Trinitária com o Pai e o Espírito Santo.
Nós Te adoramos na Eucaristia, juntos com nossa Mãe Maria, onde recebemos todos os dias, milagres, bençãos e graças. Obrigado Senhor, por nos chamar a viver este carisma, de acolher com Vosso Amor Fraterno Acolhedor. Amém.
Oração escrita pelo fundador da Comunidade Fraterna no Amor Henrique Gonçalves de Queiroz por ocasião do Ano do FILHO.
pagina 03
O ANO DO FILHO – 27/05/23 À 26/05/24
Tendo vivido, o Ano do Pai, de maio de 2022 à maio de 2023, o qual foi o primeiro ano, do triênio em preparação ao Jubileu de Prata da CFA, e reconhecendo neste Pai amoroso, a adoção filial que recebemos em Cristo Jesus, damos inicio (27/05/23), o segundo ano de nosso triênio, no qual nos propomos a meditar, e aprofundar no mistério de nosso Senhor Jesus Cristo, o FILHO Unigênito e Amado do Pai, bem como o nosso chamado a viver o DISCIPULADO, deixando-nos moldar pelo Mestre.
“Quando chegou a plenitude dos tempos, Deus enviou o seu Filho, nascido de uma mulher e sujeito à Lei, para resgatar os que estavam sujeitos à Lei e nos tornar seus filhos adotivos” (Gl 4, 4-5). Esta é a “Boa-Nova de Jesus Cristo, Filho de Deus”: Deus visitou o seu povo e cumpriu as promessas feitas a Abraão e à sua descendência fê-lo para além de toda a expectativa: enviou o seu “Filho muito-amado”. (CIC 422)
Jesus Cristo, Ele se entregou por nós, para nos resgatar e nos purificar! (Tito 2,14). Um tempo forte de purificação e penitência, “lavados pela Água viva que jorra do Coração Misericordioso de Jesus, ao mesmo tempo, tempo de crescimento como discípulos, que
pagina 04
permanecendo junto ao mestre, são formados para a prática do bem!
Na escola da Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa, a primeira discípula e grande evangelizadora, seguimos esta caminhada jubilar, adentrando no mistério insondável do Amor Misericordioso, Fraterno e Acolhedor, manifestado pela Revelação de Deus, através de seu Filho Jesus Cristo, o rosto misericordioso do Pai
Em Comunhão com a Igreja, que nos propõe nas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora, viver os pilares da Palavra – (Iniciação à Vida Cristã e Animação Bíblica), do Pão (Liturgia e espiritualidade) da Caridade (Serviço à vida plena) e da Ação Missionária (estado permanente de missão), nos propomos a viver um intenso percurso de comprometimento com o que nos pede a Igreja.
​
Objetivo Geral
-
Proporcionar a todos uma reflexão do Carisma CFA, como caminho de DISCIPULADO de Jesus Cristo, o Filho Unigênito do Pai, pelo qual recebemos a graça de sermos também nós, filhos de Deus.
Objetivos Específicos
Preparar a Comunidade para a celebração do Jubileu de Prata;
-
Vivenciar um Itinerário intenso de meditação e estudo da Palavra de Deus;
-
Intensificar a intimidade com Jesus, pela oração, devoções e celebrações;
-
Aprofundar o conhecimento da Cristologia, por meio de grupos de estudos e rodas de conversas, utilizando por base os Documentos da Igreja.
-
Possibilitar uma mais profunda experiencia de Discipulado a todos os membros, vocacionados e amigos deste carisma, pela escuta atenta a voz do Divino Mestre e Senhor.
PROPOSTAS DE AÇÕES
Ao Longo do ano, queremos aprofundar na mística do Filho, nos comprometendo a viver o discipulado, para que resgatados e purificados por Ele, possamos crescer como seu povo, zelosos na prática do bem. Por isso, propomos um itinerário espiritual, que perpassa todas as atividades, encontros e momentos de vivência fraterna. Todavia de modo especial, alguns momentos e celebrações serão sinais preciosos da vivência deste ano, entre eles:
-
Estudo da Cristologia: para aprofundamos o conhecimento sobre o Filho de Deus, nosso Senhor Jesus Cristo.
pagina 05
-
Celebrações Penitenciais: Vigílias, celebrações matinais, caminhadas e atividades penitenciais;
-
Formação de Discipulado: no seguimento de Jesus;
-
Devoções Cristológicas: ressaltando e vivendo de maneira mais intensa as devoções, solenidades e celebrações dedicadas a Jesus Cristo;
-
Dias de Oração: Manhãs, Tardes e Noites de Louvor
-
Vínculo Fraterno: acolhida e estreitamento de laços com os sacerdotes, sinais da pessoa de Jesus
-
Divulgação e Propagação: trazendo visibilidade, a vivência deste ano por meio, das mídias sociais e confecção de matérias de publicidade.
​
O SELO DO ANO DO FILHO
O DESENHO símbolo do Ano do Filho a ser vivido e celebrado pela Comunidade Fraterna no Amor de 27 de maio de 2023 à 26 de maio de 2024, segundo ano do triênio em preparação para o jubileu de Prata (em 2025), parte da escuta do Conselho da Comunidade Fraterna no Amor, o qual discerniu como Rhema o versículo 14 do segundo capitulo da Carta de São Paulo a Tito: “Jesus Cristo, Ele se entregou por nós, para nos resgatar de toda iniquidade e purificar para si um povo que lhe pertença, zeloso na prática do bem”!
pagina 06
A arte representada como um círculo, refere-se ao significado que está fórmula geométrica apresenta em toda a arte sacra; a saber: o círculo é o primeiro símbolo perfeito gerado pelo centro, e que manifesta, a perfeição, a harmonia e a unidade. É o sinal da união, comunhão e comunidade, vivida primeiramente no seio trinitário.
A representação do Filho, Jesus Cristo Bom Pastor, tendo em sua mão direita o cajado, com o qual apascenta e traz para perto de si as suas ovelhas, em seus ombros leva a ovelha resgatada, a qual é por Ele acolhida com amor, e assim nos faz recordar de nossa missão e vocação, viver o Amor Fraterno Acolhedor, acolhendo e amando sobretudo aqueles que mais precisam.
Sobre o peito de Jesus, o Bom Pastor, destaca o seu Sagrado Coração, aberto, e do qual jorra um rio torrencial de água que dá vida e purifica o seu povo.
Ao seu lado estão as ovelhas – as quais refletem a nossa condição de discípulos – que mantendo seus olhos fixos nEle, ‘não perdem de vista seu ponto de partida’, e pela proximidade, podem ouvir com atenção a voz do Divino Pastor e Mestre.
Os inscritos: O FILHO - DISCIPULADO, marca o tema central da vivência deste ano, O FILHO por excelência, é unigênito do Pai, Jesus
pagina 07
Cristo nosso Senhor, e unidos a Ele, que é a cabeça, somos também filhos de Deus. O DISCIPULADO nos faz recordar o chamado a qual recebemos, e que implica a nós uma proximidade com o Senhor, pois o discípulo, é aquele que permanecendo junto ao seu Senhor e Mestre, mantendo seus olhos e ouvidos sempre atentos.
Por fim, circulando a imagem, está a Palavra Tema/Rhema deste ano, o versículo 14 do segundo capítulo da Carta de São Paulo a Tito, bem como o tempo cronológico ao qual se insere esta nossa celebração: Maio/23 à Maio/24.
​
Que ao contemplar este selo, compreendamos os desígnios de Deus para nós, neste tempo favorável que nos é proposto, e nos coloquemos como verdadeiros discípulos, sempre atentos ao Divino Mestre, Jesus Cristo, o Filho de Deus.